domingo, 7 de janeiro de 2018

PAIS CONSCIENTES - FILHOS FELIZES!

Espero que se encontrem bem e cheios de energia para driblar as situações mais desafiantes aí por casa! ;) Hoje a psicóloga Cátia Morais da equipa que coordeno no 5 Sentidos - Espaço de Reabilitação e Intervenção Psicoeducacional, traz-nos uma sugestão de livro sobre o exercício da parentalidade! Conhecem?

Espreitem as ideias que ela partilha connosco!

Até já!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - --

Arriscaria dizer que quase a totalidade dos pais que recebemos em consulta clínica apontam como principal handicap do seu "desempenho parental" a ausência de TEMPO... Quase sempre se encontram presentes expressões como:

“Se eu tivesse mais tempo... 
“O problema é que não tenho tempo.
“As exigências do dia-a-dia são demasiadas e não sobra tempo.

É bem verdade que o corre-corre dos nossos dias não nos facilita o desdobramento entre os papéis de trabalhadores, pais, amigos, homens/mulheres. Ainda é mais verdade que desempenhar todos estes papeis com a “perfeição” que almejamos torna a tarefa ainda mais complexa.

Mas será que usamos bem o TEMPO que temos??

Será mais relevante aproveitar o tempo para nos irritarmos com o nosso filho que pintou a mesa com lápis de cera ou aproveitarmos esse mesmo tempo para apreciar o maravilhoso desenho que eles nos ofereceu (pelo menos aos olhos dos pais ;-) )?? Temos tantas situações destas no nosso dia-a-dia, verdade ou não?

“Pais Conscientes... Filhos Felizes” é, como Daniel Goleman refere, um essencial manual de inteligência emocional para os pais. Alicerçado na terapia mindfulness, que preconiza a vivência do momento presente, este livro mostra com descrições reais e atividades práticas o papel da atenção plena no exercício de uma parentalidade consciente e recheada de ternura e afetos.

O novo ano está aí e podemos fazer melhor!!!

Vamos a isso? Fica a dica!


a vossa psicóloga
euelesnosevoces@gmail.com
colaboração: Cátia Morais - Psicóloga  Equipa 5 Sentidos

Sem comentários :

Enviar um comentário