terça-feira, 9 de janeiro de 2018

EDUCAR SEM BATER! SERÁ ISSO POSSÍVEL?!

Todos nós sabemos que educar é hoje (se calhar sempre foi!) um grande desafio para as famílias. E, embora pareça o contrário, as nossas crianças não nos querem assiiiiiiim tanto "tirar do sério".

Não se chateiem comigo mas a verdade é que Elas, a maioria das vezes, não o fazem "de propósito" como tantas vezes se ouve e quase sempre o seu comportamento deve-se só mesmo à fase de desenvolvimento em que se encontram. Nada + do que isso.

Eu sei que numa cultura em que o respeito quase que pressupõe ter medo e educar sem bater parece uma miragem pode não ser fácil perceber mas sim, é possível. É isso que preconiza o modelo da Parentalidade e Educação Positiva da coach Magda Dias. A bem dizer se não precisamos de ser permissivos para educar também não necessitamos de educar com recurso à palmada e à humilhação. Existem outras formas. So true!  

Ouvimos muito falar em Parentalidade e Educação positiva e isso traduzido por "miúdos" será na verdade o quê?

Segundo esta filosofia na qual está presente o respeito mútuo, o vínculo, a parentalidade pró-ativa, a liderança empática e educar sem punir, parte-se do pressuposto que as nossas crianças devem crescer seguras emocional e fisicamente num contexto de afetos, onde os pais enquanto agentes educativos respeitam o ritmo de desenvolvimento da criança. Assim ao compreenderem o que acontece em cada etapa do neurodesenvolvimento é mais fácil gerir os diferentes tipos de comportamento (deles e consequentemente, o nosso!), pois quando sei que os pequenotes deitam os brinquedos ao chão porque faz parte do processo de exploração e não querer comer é típico da fase dos dois anos mais facilmente me auto-regulo e me controlo. Da mesma forma quando tenho presente qual o meu papel enquanto educador sou firme e consistente e não cedo só para que a birra não aumente. 

Logo, educo sem bater quando:

- sou contingente na minha resposta comportamental e emocional;
- trabalho a relação diariamente com os meus filhos - o que promove a cooperação;
- não cedo perante chantagem ou manipulação;
- conheço as diferentes fases do desenvolvimento;
- ensino e modelo estratégias de inteligência emocional!


a vossa psicóloga!
euelesnosevoces@gmail.com
Encontram-me no 5 Sentidos e no Centro Clínico de Aveiro!



Sem comentários :

Enviar um comentário