terça-feira, 23 de maio de 2017

O QUE O BULLYING NÃO É. EU EXPLICO!

Ouço muitas vezes nas consultas os pais ou até mesmo algumas crianças dizerem...

- "aquele miúdo bateu-me ... é bullying;"
- "a professora mandou tantos T.P.C.´S ... anda a fazer-lhes bullying...."
- "o João fez-me bullying ... empurrou-me ontem quando ia para a piscina"
- A Mariana não tem brincado com ela no recreio... desde o 3.º período que lhe faz bullying...."

Importa esclarecer que o termo Bullying - de origem inglesa - se refere à prática de atos violentos, INTENCIONAIS E REPETIDOS contra uma pessoa ou grupo e que pode causar danos físicos e psicológicos às vítimas, distinguindo-se de outras situações ou comportamentos agressivos por sensivelmente três factores:

- As intimidações e a vitimização são regulares;
- Os agressores geralmente são mais fortes e as vítimas mais indefesas e não estão em posição de se defender ou procurar ajuda;
- O mal causado não resultou somente de uma provocação, mas sim de uma série de provocações;

Geralmente classifica-se o Bullying em 5 Tipos:

  1.  Verbal;
  2.  Físico;
  3.  Relacional / Racial;
  4.  Sexual;
  5.  Cyberbullying;
Sim, conflitos pontuais não são bullying.
Conheçam mais aqui - novaescola.

Espero ter ajudado!

 a vossa psicóloga!
Encontram-me no 5 Sentidos |aqui| e no Centro Clínico de Aveiro
                                                         euelesnosevoces@gmail.com!!

Sem comentários :

Enviar um comentário