segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

CARTA AOS MEUS PAIS! Testemunho.

Se todos nós tivéssemos noção do impacto das nossas palavras nos outros talvez tivéssemos bem mais cuidado com aquilo que dizemos.

As experiências que vamos tendo com quem nos cruzamos aliadas ao nosso potencial genético são fundamentais para a construção |boa ou má| da nossa voz interior.

Anjinho vs diabinho!

Temos tantas conversas diariamente connosco... não temos?! 

"Não vais ser capaz... vais falhar, não vale a pena tentares, não vales nada... desiste"!... Infelizmente algumas destas crenças tornam-se verdade, realidade e a tristeza e o desanimo instala-se.

Para que possamos todos perceber a força da nossa autocrítica partilho com vocês, com a devida autorização, uma carta que uma paciente minha escreveu aos pais.

Leiam.
Pensem.
Partilhem.


Carta aos meus Pais

    "Pai, sempre tentei ser a melhor, a mais educada, a mais inteligente e, até, a mais bonita. Fiz de tudo para te agradar, mas mesmo assim não foi o suficiente. Quando fazia algo de bom, ignoravas, mas quando fazia algo de mal, criticavas. Não percebo. Passei a minha vida toda a moldar-me ao teu gosto e já nem sei quem "eu" sou. "Eu", como uma pessoa individual, sem tentar agradar a ninguém. Sinto que sou um reflexo dos teus desejos de uma "boa filha" e mesmo assim um reflexo imperfeito porque nunca te consegui agradar completamente, Estou cansada. Quero ser eu, quero aceitar-me e gostava que tu me aceitasses também. Não sei quem sou para além de ti e quero descobrir-me. Quero aceitar-me, quero amar-me, quero ser eu!

        Mãe, sei que sempre me adoraste, mas, apesar de tudo, gostava que me compreendesses. Eu sei que todos os teus comentários depreciativos foram inocentes. Tentei explicar o quanto me magoavam, mas tu nunca percebeste. Mas não faz mal. Nunca os disseste por mal pois sei que tu não compreendes as minhas inseguranças. Gostava de saber como eras antes do pai, aposto que tínhamos muito em comum.

        Pais, gostava que me aceitassem como sou, com todas as minhas falhas e imperfeições, e que me compreendessem quando digo que sofro."

É isto.


a vossa psicóloga.
Encontram-me no 5 Sentidos |aqui|e no Centro Clínico de Aveiro
euelesnosevoces@gmail.com

Sem comentários :

Enviar um comentário