sábado, 7 de outubro de 2017

DIÁRIO DE UMA PSICÓLOGA #10

Hoje a manhã começou cedo. Na verdade, como todas!
Arranjar os miúdos, mudar fraldas, tomar o pequeno-almoço, tratar da Nike (a nossa mais pequena cá de casa), trocar outra vez fraldas, ir às compras e finalmente sair. Tudo pronto para realizar a atividade de equipa do 5 Sentidos - espaço que com muito orgulho fundei e coordeno de há dez anos a esta parte. Escolhemos como percurso a Calçada Romana de Linhares da Beira, aldeia histórica de Celorico e a boa disposição e a camaradagem dominaram os 5 km que antecederam o almoço. Em grupo (apesar de não estarmos todos!) aproveitámos para alinhar ideias e estratégias para este ano letivo e terminámos com umas sobremesas maravilhosas no restaurante Quinta do Lago na estrada Nacional 17. 

De coração cheiinho!

Chegada a casa o tempo foi para Eles e a paródia reinou até à bem pouco tempo quando os fui deitar. 
Foi um dia bom e o vosso? 



hoje fala a mãe!








terça-feira, 3 de outubro de 2017

SERÁ QUE ÊS EMOCIONALMENTE INTELIGENTE?

Segundo Pablo Esquivel estes são os 8 hábitos de uma pessoa emocionalmente inteligente. Confere se são os teus. Caso não ... caminha para lá!
  1. Foca-te no Positivo;
  2. Rodeia-te de gente boa;
  3. Fixa os teus limites;
  4. Foca-te na solução;
  5. Vê a médio/longo prazo;
  6. Trabalha a tua felicidade;
  7. Resolve os problemas/conflitos sem ira;
  8. Aposta na tua formação; 


a vossa psicóloga
Encontram-me no 5 Sentidos e no Centro Clínico de Aveiro.
 euelesnosevoces@gmail.com




terça-feira, 12 de setembro de 2017

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

QUANDO BRINCAMOS COM OS MIÚDOS E ELES NUNCA ESTÃO SATISFEITOS!

Não sei se vos acontece mas relativamente a este assunto tenho muitas mães na consulta que me dizem que costumam brincar bastante tempo com os seus mais que tudo mas a verdade é que parece que Eles exigem sempre mais e mais. Parece que nunca chega, que nunca é o suficiente o que as deixa frustradas e sem saber bem o que fazer.

Pois bem,  quando este assunto "vem à baila"  costumo perguntar-lhes:

- quando brinca com Eles está verdadeiramente lá? De corpo e alma? Mesmo? Ou está só fisicamente e a sua cabeça divaga noutros assuntos paralelos como por exemplo em preocupações?

- costuma brincar com regularidade ou é de longe a longe? O que significa para si Muitas Vezes?

- quanto tempo por norma costuma durar a brincadeira?

- o que sente e como se comporta quando estão a brincar? É mais passiva ou participativa?
.... /entre outras/

Depois de refletirmos em conjunto, sugiro:

- faça ponto de honra e dedique 10 a 15 minutos em exclusivo aos seus pequenotes, na verdade, na azafama do nosso dia-a-dia muitas vezes damos por nós apenas a pedir-lhes que façam aquelas tarefas rotineiras (refeições, o banho, ir para a cama…);

- quando estiver a brincar - Esteja Incondicionalmente. Reserve mesmo um tempo exclusivo!

- durante as brincadeiras não tenha o telemóvel por perto. Pode ter a tentação de fazer scroll ou estar distraída por olhar para lá;

- lembrem-se que é  bem mais divertido ter alguém com quem partilhar a brincadeira do que brincar sozinho (o mesmo nos acontece quando vamos com uma amiga às compras. Verdade ou não?);

- frases como: "nunca brincas comigo" podem querer transmitir a ideia: gosto tanto que estejas aqui  - mas apenas o sabem verbalizar desta forma;

- tenham presente que Brincar é um assunto sério e através deste tempo positivo ajudamos a desenvolver não só competências como é um bom momento de partilha em que os mais pequenos se sentem livres e descontraídos para manifestarem as suas angústias e preocupações.


a vossa psicóloga!
Encontram-me no 5 Sentidos e no Centro Clínico de Aveiro.
 euelesnosevoces@gmail.com

domingo, 30 de julho de 2017

SÍTIO GIRO ESTE! DIÁRIO DE UMA PSICÓLOGA #9

Gosto de fins de semana como este. Fins de semana em que consigo organizar as rotinas diárias com passeios em família e em que percebo que "conseguimos" driblar as birras dos miúdos sejam elas de sono, fome ou exaustão. Fins de semana em que o tempo dá "para tudo" e ainda temos um bocadinho de tempo para nós! Tudo é mais fácil com pais felizes. Pais Felizes = Filhos Felizes, lembram-se?

Este fim-de-semana como partilhei com vocês numa fotografia anterior fomos fazer um piquenique a um sítio verdadeiramente encantador. Rodeado por uma densa vegetação verdinha as diferentes quedas de àgua ganham forma circundando a serra de onde a onde. A àgua é translúcida e o melhor de tudo é que tem mesmo muito pouca gente.

Foi bom bom!

O sítio de que vos falo é o Poço da Broca e esta queda de àgua encontra-se localizada na Ribeira de Alvôco, na aldeia de Barriosa perto da localidade de Vide na Serra da Estrela.

Ora espreitem aqui!


hoje fala a mãe!

quinta-feira, 27 de julho de 2017

QUANDO ESTOU STRESSADA COMO.... 5 DICAS PARA DEIXAR DE O FAZER!

É tão frequente ouvir nas consultas algumas pacientes dizerem-me... "quando estou stressada... como"... Na verdade utilizar a comida como função de regulação dos afetos é uma estratégia mal-adaptativa que aumenta a ansiedade. Se no início há uma sensação de prazer (momentânea, diga-se) a médio longo/prazo a culpa instala-se...

É a chamada fome psicológica uma vez que não depende das nossas necessidades nutricionais mas sim se encontra relacionada e dependente do nosso estado emocional. Nestas alturas o truque passa por aumentarmos a nossa autoregulação.

De que forma o podemos fazer?

  1. Identifique a causa desse descontrolo e as situações em que normalmente ocorre;
  2. Antecipe situações em que se sente mais ansiosa/o e nessas alturas procure manter-se ocupada/o;
  3. Visualize-se depois de ter tido um episódio de voracidade alimentar e imagine como se sente nesse estado;
  4. Evite comprar alimentos que aumentem o seu "descontrole";
  5. Não fique muito tempo sem se alimentar!
Espero ter ajudado!


a vossa psicóloga!
Encontram-me no 5 Sentidos e no Centro Clínico de Aveiro.
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quarta-feira, 26 de julho de 2017

5 DICAS PARA REDUZIR O STRESS!

Todos nós, de uma forma ou de outra, nalguma altura do nosso dia nos podemos sentir stressados. Podemos sentir que temos muita coisa para fazer ou com que lidar e poucos recursos para lidar com a situação. Por esta razão hoje partilho com vocês algumas ideias simples mas que nos podem orientar e tranquilizar no nosso dia-a-dia ...
  1. Mantêm o foco. Concentra-te no que queres fazer e no que pretendes alcançar. O sucesso vem.
  2. Se chegamos até ao momento presente é porque superamos as dificuldades e os desafios do passado; Fica contente com isso.
  3. Nada é para sempre. Tudo é temporário; Mesmo as tempestades darão lugar a um dia melhor.
  4. Aceita o que não podes mudar;
  5. Não existem boas ou más decisões: apenas decisões e em todas as circunstâncias devemos retirar o que aprendemos em termos de crescimento pessoal. Este desafio ensinou-me que... 
Bom dia!

a vossa psicóloga!
Encontram-me no 5 Sentidos e no Centro Clínico de Aveiro.
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