quinta-feira, 8 de junho de 2017

HÁBITOS PSICOLÓGICOS SAUDÁVEIS: TOP 10

Hoje, numa das minhas pesquisas diárias, encontrei uma imagem sobre os 10 hábitos psicológicos mais saudáveis. Como é coisa boa tinha que partilhar, ;)
Aqui vai:

  1. Praticar o perdão;
  2. Ser grato;
  3. Cultivar a auto-estima;
  4. Cultivar bons relacionamentos;
  5. Ser empático;
  6. Ser autoconfiante;
  7. Cultivar o bom humor;
  8. Ser assertivo;
  9. Ter equilíbrio emocional;
  10. Ser flexível;
Vamos a isto?


a vossa psicóloga!
Encontram-me no 5 Sentidos |aqui| e no Centro Clínico de Aveiro
                                                         euelesnosevoces@gmail.com!!



segunda-feira, 5 de junho de 2017

8 DICAS PARA QUE A SEMANA CORRA BEM!

Vivemos num ritmo acelerado em que a maioria das vezes fazemos as nossas tarefas diárias em piloto automático o que nos pode causar algum "stress". Na verdade, estamos continuamente preocupados em fazer isto e aquilo e depois mais isto e,..., quando damos conta, sentimos que estamos a "perder o controlo" e a direção da nossa vida. Vale a pena lembrar que para as mudanças acontecerem alguém tem mesmo que dar o primeiro passo sendo que neste caminho o agente mais importante da mudança, SOMOS NÓS!

Partilho com vocês algumas dicas para começarem a pôr em prática e a semana ser bem mais leve:

  1. Escute a sua voz interior e fale mais consigo próprio;
  2. Cuide de si - dedique-se tempo;
  3. Pratique exercício físico;
  4. Faça uma tarefa de cada vez;
  5. Lembre-se que a perfeição não existe - o objetivo deverá ser estar em melhoria contínua;
  6. Não tenha medo de errar;
  7. Relativize os "pequenos dramas" do dia-a-dia;
  8. Aprecie o presente!!!
Boa semana!!!


a vossa psicóloga!
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sábado, 27 de maio de 2017

FAZER AS NOSSAS CRIANÇAS FELIZES É FÁCIL! *** GIVEAWAY DIA DA CRIANÇA ***

LER PARA QUÊ?

Que ler é muito importante no desenvolvimento dos mais pequenos todos nós já ouvimos dizer mas será que temos verdadeiro entendimento do porquê? Na verdade, qual é a diferença que ler irá produzir na vida dos que mais gostamos? E a partir de que idade é que lhes devemos mostrar/ler os livros?

Está comprovado que a estimulação para a leitura deve começar desde bem cedo, bem cedo mesmo, efetivamente quanto mais precoce for o contato quer com os livros quer com as histórias… melhor… pois ler contribui para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, para a saudável formação psicológica, para melhorar as habilidades de comunicação, para aguçar a imaginação e a curiosidade, para mais tarde a criança aprimorar a escrita, para viajar pelo mundo do faz de conta, entre muitos outros aspetos.

Desta forma, o incentivo para a leitura deve começar no seio familiar procurando desde tenra idade incentivá-los a folhear os manuais, descobrir pormenores e detalhes nas ilustrações, pedir-lhes que nos contem a história ou que simplesmente nos digam o que compreenderam do que leram - |quando já são maiorzinhos | - a par de nós próprios lhes darmos o exemplo, com efeito, é mais fácil ter crianças leitoras quando temos pais leitores!

Sabem aquele provérbio: filho de peixe….

Por todas estas boas razões os livros didáticos em parceria com o nosso blog - e porque têm uma enorme filosofia social e desenvolvimmental – irão oferecer-vos um voucher no valor de 15 euros… sim 15 euros, para investirem em livros à vossa escolha e à medida dos vossos interesses. Fantástico não é? Não poderia haver melhor presente para as nossas crianças. Para se habilitarem a ganhar este voucher precisam apenas de:

- Fazer gosto na página do euelesnósevocês e dos livrosdidáticos;
- Colocar "Gosto" numa das publicações;
- Partilhar o giveaway;

O vencedor será anunciado no dia 1 de Junho – Dia das nossas Crianças e selecionado aleatoriamente através do programa random.pt.


Vamos lá! Boas leituras!

Participem!!!
A vossa psicóloga!

terça-feira, 23 de maio de 2017

O QUE O BULLYING NÃO É. EU EXPLICO!

Ouço muitas vezes nas consultas os pais ou até mesmo algumas crianças dizerem...

- "aquele miúdo bateu-me ... é bullying;"
- "a professora mandou tantos T.P.C.´S ... anda a fazer-lhes bullying...."
- "o João fez-me bullying ... empurrou-me ontem quando ia para a piscina"
- A Mariana não tem brincado com ela no recreio... desde o 3.º período que lhe faz bullying...."

Importa esclarecer que o termo Bullying - de origem inglesa - se refere à prática de atos violentos, INTENCIONAIS E REPETIDOS contra uma pessoa ou grupo e que pode causar danos físicos e psicológicos às vítimas, distinguindo-se de outras situações ou comportamentos agressivos por sensivelmente três factores:

- As intimidações e a vitimização são regulares;
- Os agressores geralmente são mais fortes e as vítimas mais indefesas e não estão em posição de se defender ou procurar ajuda;
- O mal causado não resultou somente de uma provocação, mas sim de uma série de provocações;

Geralmente classifica-se o Bullying em 5 Tipos:

  1.  Verbal;
  2.  Físico;
  3.  Relacional / Racial;
  4.  Sexual;
  5.  Cyberbullying;
Sim, conflitos pontuais não são bullying.
Conheçam mais aqui - novaescola.

Espero ter ajudado!

 a vossa psicóloga!
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quarta-feira, 17 de maio de 2017

GOSTAVAM DE SE MOTIVAR MAIS NO TRABALHO! ESTE POST É PARA VOCÊS! 7 BOAS DICAS

Ouvimos tantas vezes as pessoas dizerem que estão desmotivadas no trabalho, que gostavam de ser mais produtivas, de construírem melhores relações e que, no fundo, gostavam que as coisas corressem melhor e tudo fosse mais leve. 

Mas pensem... se é tão difícil e um processo inúmeras vezes com avanços e recuos alterarmos um determinado comportamento em nós, imaginem nos outros. Claro que existem determinados factores extrínsecos que podem facilitar ou dificultar o nosso envolvimento na tarefa mas a verdade a bem dizer é que nada melhor do que conscientemente nos esforçarmos por trabalhar a nossa motivação ... a motivação intrínseca. 

Ouviram ou não já dizer que a motivação vem de dentro e que é em nós que está a verdadeira chave da mudança.

Pois bem, é por exatamente vos querer ajudar a sentirem-se mais motivados com aquilo que fazem (ainda que a natureza da tarefa e o seu grau de dificuldade possa influenciar em muito a nossa motivação) que partilho com vocês estas dicas.

Experimentem e depois venham cá contar-me tudo!

A Saber:

  1. - Cuidem de vocês - a felicidade nota-se e influencia positivamente tudo o que nos rodeia;
  2. - Relacionem-se com pessoas otimistas e positivas - a felicidade é contagiante;
  3. - Definam os vossos objetivos e partilhem com alguém da vossa confiança - temos tendência a efetivar a mudança comportamental e a motivar-nos para a ação quando assumimos um compromisso connosco e com alguém que nos é significativo;
  4. - Mantenham o foco -  é importante concentrarmo-nos nos pequenos passos que vamos dando e não só na meta em si pois os resultados intermédios dão-nos feedback importante;
  5. - Tenha um mentor - alguém que o inspire a diariamente se esforçar por ser melhor;
  6. - Conheça verdadeiramente a tarefa em questão e pondere os riscos;
  7. -  Em situações particulares de desafio imagine como a pessoa x se comportaria;
Hoje foi assim o workshop sobre Motivação em Contexto Laboral no Instituto Politécnico da Guarda. Grata por um grupo tão participativo e bem-disposto!


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terça-feira, 16 de maio de 2017

APRENDA A VENCER AS CRISES DE ANSIEDADE! 8 DICAS

Tenho cada vez mais nas consultas pacientes a relatarem experiencias muito angustiantes de ansiedade. Frequentemente dizem-me "tenho crises de ansiedade" para se referirem ao desconforto que sentem na vivência de um ataque de pânico. Bem sei que já vos falei algumas vezes desta problemática mas realmente tem surgido tantas vezes nas sessões e causa um impacto tão negativo nas vidas de todos e de cada um que resolvi partilhar com vocês dicas bem práticas para lidarem com esta situação.

Antes das dicas propriamente ditas deixem-me partilhar o que entendemos por um ataque de pânico. 

Um ataque de pânico é definido por um período de tempo inesperado de medo ou desconforto intenso, que atinge o pico sensivelmente em dez minutos e faz-se acompanhar por, pelo menos, 4 de 13 sintomas somáticos: batimento cardíaco acelerado, tonturas, formigueiro, dores de barriga, tremores ou cognitivos: medo de morrer, medo de enlouquecer e/ou perder o controlo (APA, 2014) |entre outros|. 

IMPORTA ENTÃO LEMBRAR QUE:

- pensar não é igual a acontecer - um pensamento é apenas e só isso - um pensamento;
- a ansiedade segue uma curva de distribuição normal o que significa que enfrentando a situação temida, progressivamente, vamos experienciando níveis menor de ansiedade;
- podemos estar a catastrofizar a a fazer uma interpretação distorcida da realidade - muitas vezes o confronto com a evidência mostra-nos  efetivamente que sim;
- devemos desconfiar dos nossos pensamentos catastróficos;
-devemos lembrar-nos do que aconteceu nas outras vezes que nos sentimos assim;


AJUDA:

- praticar distração ativa (por exemplo descrevermos mentalmente um objeto) - redirecionar o foco;
- fazer respiração diafragmática;
- fazer relaxamento;

Claro, não deixem de consultar um profissional especializado.


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segunda-feira, 15 de maio de 2017

PORQUE A FELICIDADE SE CONSTRÓI TODOS OS DIAS!! E EU DOU UMA AJUDINHA!!!


Há uns tempos atrás partilhei com vocês uma das formas de me manter motivada, lembram-se? Ora espreitem aqui. ;) É bom bom traçarmos objetivos e irmos caminhando na direção dos nossos sonhos. Na verdade, é a ação que faz a diferença entre quem acredita e quem verdadeiramente concretiza, ou se quiserem é como diz  Daniel Goleman: "o foco é o motor oculto da excelência!". Na verdade, o sucesso é um percurso progressivo e que está sempre sempre em adaptação e construção. Logo, nada melhor do que uma ajudinha externa para não nos deixar desviar da nossa rota.

Desta forma e porque quero que a vossa semana e o vosso ano corram tão bem como o meu e sim, porque a Marta Fernandes da Power Babes é um doce, ..., temos um miminho para vos oferecer: um desconto para os leitores do blog na compra de qualquer artigo da coleção. True, true! Qualquer artigo.

Para poderem beneficiar deste desconto basta inserirem o código MAYYOUSAIL10

Quem é amiga, quem é? 

Motivem-se, vá lá, já não há desculpa! 

Contem-me, ..., é hoje que começamos a caminhar juntos?


 a vossa psicóloga!
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